Sem gastar mais, quase todas as crianças brasileiras, de escolas públicas ou particulares, poderiam se alimentar de forma mais saudável.
Uma dúzia de bananas, em geral, é mais barato do que um pacote de biscoito ou de salsicha. Além disso, o fato de a escola comprar mais frutas, verduras e legumes ajuda também a economia local, principalmente de cidades rurais ou pequenas, já que o dinheiro gasto com a compra desses alimentos ficaria na cidade (provavelmente, beneficiando muitos dos pais das crianças).
Além de não gerar mais custos (e, em alguns casos, até diminuí-los) os benefícios de hábitos saudáveis são incontáveis. Mais saudável, a criança falta menos à escola, aprende mais e gasta menos com remédios. Para muitas escolas, inclusive particulares, comer de forma mais saudável é um tema restrito às aulas de biologia ou ciências. No caso das particulares, o assunto é ainda mais preocupante por causa das cantinas, cujos itens mais vendidos são hambúrgueres, chocolates e frituras.
Uma boa escola não ensina a criança a se alimentar apenas na teoria. A alimentação saudável é um hábito que pode ser ensinado na prática. Já há escolas particulares que proibiram refrigerantes, frituras, doces, e sanduíches gordurosos em suas cantinas. Em algumas, a escola oferece frutas, gratuitamente, na hora do recreio para os alunos.
São iniciativas que mostram que é possível aplicar na prática conceitos ensinados em sala de aula. Afinal, de que adianta um professor falar durante 50 minutos que uma fruta ou verdura é mais saudável do que um sanduíche, se, logo após a aula, o cheiro da fritura ou de um hambúrguer for bem mais convidativo e acessível na hora do recreio do que uma fruta saudável?
Além de não gerar mais custos (e, em alguns casos, até diminuí-los) os benefícios de hábitos saudáveis são incontáveis. Mais saudável, a criança falta menos à escola, aprende mais e gasta menos com remédios. Para muitas escolas, inclusive particulares, comer de forma mais saudável é um tema restrito às aulas de biologia ou ciências. No caso das particulares, o assunto é ainda mais preocupante por causa das cantinas, cujos itens mais vendidos são hambúrgueres, chocolates e frituras.
Uma boa escola não ensina a criança a se alimentar apenas na teoria. A alimentação saudável é um hábito que pode ser ensinado na prática. Já há escolas particulares que proibiram refrigerantes, frituras, doces, e sanduíches gordurosos em suas cantinas. Em algumas, a escola oferece frutas, gratuitamente, na hora do recreio para os alunos.
São iniciativas que mostram que é possível aplicar na prática conceitos ensinados em sala de aula. Afinal, de que adianta um professor falar durante 50 minutos que uma fruta ou verdura é mais saudável do que um sanduíche, se, logo após a aula, o cheiro da fritura ou de um hambúrguer for bem mais convidativo e acessível na hora do recreio do que uma fruta saudável?
É na Educação Infantil (de 2 aos 6 anos) que a alimentação da criança pode e deve adequar-se a alimentação dos adultos de sua casa e é neste ponto em que a escola pode agir, pois, é nesta fase que a criança está desenvolvendo os seus sentidos e diversificando os sabores, e com isso formando suas próprias preferências.
ResponderExcluirDeve-se dar extrema importância ao fato da criança estar em pleno desenvolvimento e que para isso uma dose suficiente de proteínas, vitaminas e minerais, entre eles o ferro e o cálcio, serão essenciaais para o seu crescimento e desenvolvimento e a escola deve estar atenta a isso, mostrando o quando os alimentos são importantes para o crescimento.
Nesta fase é natural que a criança recuse um ou vários tipos de alimentos. É a fase do “Eu não quero”, em que a criança, descobrindo as suas próprias preferências, diz não a tudo o que ela pensa não ser bom para ela. Ou ainda, distraída com essa ou aquela brincadeira, a criança simplesmente esquece de comer.
É muito comum os pais usarem uma certa “chantagem” alimentar com a criança, dizendo que se não comer espinafre não vai jogar bola, ou ainda que se não comer chuchu, não vai comer a sobremesa. É uma tática que muitas vezes dá certo, porém, a criança passa a associar o fato de comer um alimento que não gosta a um prêmio ou o não comer a um castigo, fazendo com que ela apenas coma por obrigação, não criando portanto um hábito alimentar sadio, por este motivo que a escola deve se atentar aos hábitos e procedimentos da família, pois algumas chantagens também podem ser feitas na escola.
É nesta fase que a criança está desenvolvendo os seus sentidos e diversificando os sabores, e com isso formando suas próprias preferências.
É muito importante que a escola tenha a temática da importância dos alimentos para o desenvolvimento e crescimento da criança, não só com com elas, mas também com os responsáveis, já que a alimentação interfere na aprendizagem. Algumas escolas ainda possuem as suas hortinhas e este é um trabalho riquíssimo não só em relação ao alimento, como também ao cuidado do cultivo e plantio, favorecendo a sua atenção aos hábitos naturais e seus benefícios.
Meninas! Vi uma matéria sobre Alimentação Escolar na Revista Nova Escola de Novembro de 2007(pág 54-59)"Boa merenda: modo de fazer" Use alimentos saudáveis, gire a economia local e adicione o controle das contas públicas. Pronto, é só servir à vontade (Paulo Araújo, de Esteio-RS). É muito interessante, fala sobre a qualidade nutricional e até da fiscalização do dinheiro destinado à merenda escolar, onde mostra um caso de polícia devido ao desvio das verbas destinadas à compra dos alimentos. Outra reportagem muito boa sobre isso foi a da Revista Isto é dinheiro, do dia 01/07/09 n°612 ano 12 acessem o site www.istoédinheiro.com.br ver edições anteriores de julho, clique na revista de capa: Vendi minha empresa. E agora? Parte de negócios matéria sobre merenda escolar: "O cardápio indigesto da merenda escolar." de Hugo Cilo (pág 56-57). Outra sugestão, não sei se vocês assistiram essa semana no Jornal Nacional, dia 18/08 (terça-feira)- tentem assistir no site - teve uma reportagem sobre a falta que faz a merenda escolar para o bom rendimento das crianças, pois a maioria delas só tem essa refeição durante o dia todo e ficam apáticas,fraquinhas e sem disposição até para brincar, como vão conseguir aprender com fome? Como é que estuda sem se alimentar? Isso me deixa triste...
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