Esta música é meio que um retrato da educação brasileira, que por mais tenha havido quebras de paragigmas educacionais, a educação traducional, decorativa e mecanica ainda persiste em se manter no ambiente escolar. Luta-se por uma educação de escola nova, com novas caras, Contrutivistas, Montesorias, dentre otros. A educação corresponde a toda modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação de traços de personalidade social e do caráter implicando uma concepção de mundo, ideais, valores, modos de agir, que se traduzem em convicções ideológicas, morais, políticas, princípios de ação fren te a situações reais e desafios da vida prática.(Libâneo,1994) A Didática não se interessa tanto pelo que vai ser ensinado, mas como vai ser ensinado. A didática no âmbito escolar, não pode ficar reduzida ao seu aspecto puramente técnico, uma vez que, sendo ela o final do funil pedagógico, que leva à ação educativa, tem compromisso com o homem e a sociedade.
Um dos objetivos da didática é orientar de acordo com a idade evolutiva do educando, a fim de melhor orienta-lo para o seu pleno desenvolvimento. Sendo assim, a obrigação da escola não é só instruir, é guiar o educando entre as apreensões, dúvidas e aspirações, a fim de que possa ser mais útil a si e aos seus semelhantes.
A didática entra no contexto educacional como uma alavanca que impulsiona o ensino como uma forma proveitosa, sendo uma grande indicadora para os caminhos libertadores da personalidade dos educandos.
Para mim, estudo errado é o excesso de conteúdos exigidos pelo professor, que leva o aluno a decorar e estudar para passar sem aprender nada, sendo assim, eles cumprem com as exigências dos pais, mas a aprendizagem não é significativa para eles, porque as escolas continuam mantendo o método de ensino tradicional, sem deixar que os alunos expressem suas opiniões através de debates sobre temas atuais do cotidiano deles, e a nota ainda continua sendo mais importante do que a qualidade de ensino, e o único meio de avaliação utilizado nas escolas para analisar o nível de conhecimento adquirido.
Amei o vídeo...muito legal. A letra dessa música retratou bem a realidade de algumas escolas brasileiras, ou será de todas? Para mim o estudo errado é justamente uma das coisas que se falou na música: exigir que os alunos decorem conteúdos para conseguirem uma nota boa na escola e depois de algum tempo esquecem tudo o que estudaram, tendo em vista que a aprendizagem de fato não ocorreu."Inclusive são poucos os assuntos que tenho recordação antes de entrar na faculdade" Os professores tem que contribui para que os alunos tenham uma aprendizagem significativa.
Enquanto estudantes do curso de Pedagogia, penso que podemos analisar este vídeo através de uma ótica crítica em relação a importância dos hábitos de estudo.
Podemos até fazer um breve comentário no que se refere as práticas do ensino tradicional, já que é enfatizado no vídeo o quanto os atos de memorização e decoração são utilizados como recursos de aprendizagem, estes que acabam por tornar o desenvolvimento da aprendizagem em nada significativa.
Destaco a ineficiência do ensino "pronto", aos atos de se decorar e memorizar, o que acaba resultando em uma mecanização da aprendizagem, criando um bloqueio nos atos de pensar do educando e fazendo com que o conhecimento seja imposto e em nada refletido.
Que nós, enquanto estudantes e futuras profissionais possamos pôr em exercício o que as atuais práticas pedagógicas nos remetem: a agir, a criar, a inovar e a refletir sempre a nossa atuação, afinal estimular o pensamento e pensar sobre ele é fazer com que as indagações surjam a cada momento, favorecendo sempre o desenvolvimento da aprendizagem.
Achei o video muito construtivo. Mostra a realidade da educação brasileira, principalmente da escola pública, pois não há muita cobrança de aprendizagem e aprendizado de ambas partes, ou seja, o ensino é tradicional e repetitivo, não há troca de conhecimento. Este trecho da música é um relato claro das metodologia de ensino da educação: 'Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi Decoreba: esse é o método de ensino'
E fica aí uma pergunta: Deve-se repensar o método de ensino e aprendizagem?
O vídeo nos faz refletir sobre a realidade da escola e sua sala de aula.
Repensar o que se ensina e o que se aprende neste ambiente é extremamente necessário, pois devemos prestar mais atenção quanto educadoras, para os conteúdos e as discussões feitas em sala de aula, não esquecendo dois conteúdos cotidianos que são de interesses de todos, indo além do ensino metodológico e sistemático.
Ensinar não deve ser somente a transmissão de conhecimentos conteudistas, de matérias especificas, mas ensinar também é preparar o indivíduo para o convívio social, e para isso é necessário ser passados valores e saberes cotidianos.
O vídeo nos alerta, para as nossas futuras praticas em sala de aula, e nos chama atenção para o real papel da educação.
Esta música é meio que um retrato da educação brasileira, que por mais tenha havido quebras de paragigmas educacionais, a educação traducional, decorativa e mecanica ainda persiste em se manter no ambiente escolar. Luta-se por uma educação de escola nova, com novas caras, Contrutivistas, Montesorias, dentre otros.
ResponderExcluirA educação corresponde a toda modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação de traços de personalidade social e do caráter implicando uma concepção de mundo, ideais, valores, modos de agir, que se traduzem em convicções ideológicas, morais, políticas, princípios de ação fren te a situações reais e desafios da vida prática.(Libâneo,1994)
A Didática não se interessa tanto pelo que vai ser ensinado, mas como vai ser ensinado. A didática no âmbito escolar, não pode ficar reduzida ao seu aspecto puramente técnico, uma vez que, sendo ela o final do funil pedagógico, que leva à ação educativa, tem compromisso com o homem e a sociedade.
Um dos objetivos da didática é orientar de acordo com a idade evolutiva do educando, a fim de melhor orienta-lo para o seu pleno desenvolvimento. Sendo assim, a obrigação da escola não é só instruir, é guiar o educando entre as apreensões, dúvidas e aspirações, a fim de que possa ser mais útil a si e aos seus semelhantes.
A didática entra no contexto educacional como uma alavanca que impulsiona o ensino como uma forma proveitosa, sendo uma grande indicadora para os caminhos libertadores da personalidade dos educandos.
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ResponderExcluirPara mim, estudo errado é o excesso de conteúdos exigidos pelo professor, que leva o aluno a decorar e estudar para passar sem aprender nada, sendo assim, eles cumprem com as exigências dos pais, mas a aprendizagem não é significativa para eles, porque as escolas continuam mantendo o método de ensino tradicional, sem deixar que os alunos expressem suas opiniões através de debates sobre temas atuais do cotidiano deles, e a nota ainda continua sendo mais importante do que a qualidade de ensino, e o único meio de avaliação utilizado nas escolas para analisar o nível de conhecimento adquirido.
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ResponderExcluirAmei o vídeo...muito legal.
ResponderExcluirA letra dessa música retratou bem a realidade de algumas escolas brasileiras, ou será de todas?
Para mim o estudo errado é justamente uma das coisas que se falou na música: exigir que os alunos decorem conteúdos para conseguirem uma nota boa na escola e depois de algum tempo esquecem tudo o que estudaram, tendo em vista que a aprendizagem de fato não ocorreu."Inclusive são poucos os assuntos que tenho recordação antes de entrar na faculdade" Os professores tem que contribui para que os alunos tenham uma aprendizagem significativa.
Enquanto estudantes do curso de Pedagogia, penso que podemos analisar este vídeo através de uma ótica crítica em relação a importância dos hábitos de estudo.
ResponderExcluirPodemos até fazer um breve comentário no que se refere as práticas do ensino tradicional, já que é enfatizado no vídeo o quanto os atos de memorização e decoração são utilizados como recursos de aprendizagem, estes que acabam por tornar o desenvolvimento da aprendizagem em nada significativa.
Destaco a ineficiência do ensino "pronto", aos atos de se decorar e memorizar, o que acaba resultando em uma mecanização da aprendizagem, criando um bloqueio nos atos de pensar do educando e fazendo com que o conhecimento seja imposto e em nada refletido.
Que nós, enquanto estudantes e futuras profissionais possamos pôr em exercício o que as atuais práticas pedagógicas nos remetem: a agir, a criar, a inovar e a refletir sempre a nossa atuação, afinal estimular o pensamento e pensar sobre ele é fazer com que as indagações surjam a cada momento, favorecendo sempre o desenvolvimento da aprendizagem.
Achei o video muito construtivo.
ResponderExcluirMostra a realidade da educação brasileira, principalmente da escola pública, pois não há muita cobrança de aprendizagem e aprendizado de ambas partes, ou seja, o ensino é tradicional e repetitivo, não há troca de conhecimento.
Este trecho da música é um relato claro das metodologia de ensino da educação:
'Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino'
E fica aí uma pergunta: Deve-se repensar o método de ensino e aprendizagem?
O vídeo nos faz refletir sobre a realidade da escola e sua sala de aula.
ResponderExcluirRepensar o que se ensina e o que se aprende neste ambiente é extremamente necessário, pois devemos prestar mais atenção quanto educadoras, para os conteúdos e as discussões feitas em sala de aula, não esquecendo dois conteúdos cotidianos que são de interesses de todos, indo além do ensino metodológico e sistemático.
Ensinar não deve ser somente a transmissão de conhecimentos conteudistas, de matérias especificas, mas ensinar também é preparar o indivíduo para o convívio social, e para isso é necessário ser passados valores e saberes cotidianos.
O vídeo nos alerta, para as nossas futuras praticas em sala de aula, e nos chama atenção para o real papel da educação.