sexta-feira, 26 de junho de 2009

Hábito Alimentar x Obesidade



As crianças e adolescentes brasileiros estão chegando perto dos americanos da sua faixa etária em índices de obesidade e, se não se cuidarem, poderão se tornar os novos gordinhos do século 21, indica um estudo inédito de pesquisadoras da Uerj
(Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
O modo de seleção e escolha dos alimentos utilizados na culinária varia nas diversas classes sociais, ditados por regras com especificidades culturais e econômicas próprias e, por isso, representados de modos diferentes. Incluem-se aí razões psicológicas para aceitação e rejeição dos alimentos, classificados pelas sugestões sensórias (gosto bom, ruim, sem gosto), conseqüências de comer determinado alimento (benéfico, perigoso), fatores ideacionais (pela utilidade do alimento, apropriado ou inapropriado, aparência, higiene), que influenciam na escolha dos alimentos.
Atualmente, convivemos com uma cultura alimentar em que encontramos os exageros gastronômicos ou o excesso, ao mesmo tempo que a restrição do alimento, seja por pressão social, modismo pela magreza, ou a indisponibilidade econômica de alguns grupos sociais, o que pode vir a acarretar deficiências nutricionais, inclusive e principalmente nas crianças, que são os principais alvos.
O marketing gastronômico vem ABUSANDO das propagandas imperativas, que exercem influência impactante no público infantil, a exemplo do famoso "Compre batom!" e o MC Lache Feliz, aliado sempre à um presentinho.
Comentem à vontade e comam com restrições... rsrsrs

3 comentários:

  1. Concordo com a matéria, pois as crianças tem se mostrado um público potencial para este tipo de marketing.

    Nós, brasileiros, temos um estigma equivocado sobre o que pode ou não, o que é saudável ou não e até mesmo na composição um tanto quanto errônea do nosso cardápio diário... Precisaríamos mesmo de uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a matéria e com o Carla disse, precisamos compreender que tudo que a gente ingeri, principalmente durante a infância pode gerar consequências positivas ou negativas para o nosso organismo: chega uma hora que o relógio biologico "aperta" e não há como escapar delas...

    SE OS PAIS TIVESSEM ESSE ENTENDIMENTO A ALIMENTAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS NÃO ESTARIA TÃO COMPROMETIDA.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza meninas, a obesidade começa assim e se os pais incentivam é pior, porque a tendência é limitar o gosto da criança, sem deixar que ela experimente outras opções mais saudáveis, sendo que muitas dizem que "não gosta" sem experimentar, mas com isso surgem outros problemas e até limitações ou restrições a certos alimentos devido a alergias e etc., que é mais difícil controlar, sendo regulado através de ameaçase medicamentos.

    ResponderExcluir

Estudo Errado